5 superfatos sobre o Homem de Ferro
- trechosdamarvel1
- Jan 26, 2021
- 5 min read
POR TRECHOS DA MARVEL

Em 2 de maio de 2008, a Marvel Studios lançou seu longa-metragem inaugural com o Homem de Ferro , e no processo lançou uma das franquias de filmes de maior sucesso de todos os tempos. Tudo começou, porém, com um super-herói da lista B que os outros estúdios não tinham certeza se funcionaria, um grupo de foco composto por crianças, uma cena pós-créditos que ninguém previu e um ator em recuperação que acabou se tornando o maior estrela de cinema do planeta. Aqui estão 5 fatos sobre a fabricação do Homem de Ferro .
1. ESTAVA EM DESENVOLVIMENTO HÁ ANOS.

Embora ele fosse o primeiro da fila quando a Marvel Studios embarcou em sua agora famosa missão de criar um universo compartilhado de heróis, o Homem de Ferro estava na verdade em desenvolvimento por muitos anos em mais de um estúdio antes de fazer sua estréia. Na década de 1990, o personagem foi escolhido pela Fox (que faria filmes baseados nos heróis da Marvel, The X-Men e The Fantastic Four), e em 2000 já havia chegado à New Line Pictures. Lá, ele saltou de escritor em escritor e o estúdio até tinha um diretor em mente (Nick Cassavetes, recém-chegado de seu sucesso com The Notebook em 2004).
Infelizmente, o executivo da New Line Bob Shaye não era fã do conceito. Ele argumentou que não fazia sentido que um terno de aço pesado pudesse fazer um homem voar e estava cético quanto ao potencial de bilheteria do personagem. Os executivos da Marvel, acreditando que poderiam fazer um trabalho melhor com o personagem quando lançaram seu novo plano de estúdio, deixaram a opção da New Line sobre o personagem expirar em 2005 (algo que a New Line aparentemente estava bastante aborrecido, já que eles planejavam renová-lo), e começaram a desenvolver sua própria versão do que se tornaria o Homem de Ferro .
2. FOI O PRIMEIRO FILME DA MARVEL STUDIOS POR CAUSA DAS CRIANÇAS.
Um dos principais objetivos da Marvel ao criar seu próprio estúdio cinematográfico era, em primeiro lugar, vender brinquedos baseados em seus personagens, ainda mais do que vender os próprios filmes. O plano inicial era lançar a lista de filmes com o Capitão América, mas quando a Marvel conseguiu os direitos tanto do Homem de Ferro quanto do Hulk (cujo filme anterior havia sido feito na Universal Pictures), a equipe tinha mais opções. Isso significa que a empresa foi capaz de montar seu próprio tipo muito particular de grupo de foco - um composto de crianças. As crianças tiveram um curso intensivo sobre os personagens que a Marvel detinha os direitos do filme, incluindo suas imagens e poderes, e o vencedor foi o Homem de Ferro. Isso colocou Tony Stark no topo da corrida para ser a primeira estrela do Universo Cinematográfico Marvel.
3. DOWNEY NÃO FOI O PRIMEIRO ATOR A PARTICIPAR DO ELENCO.
Na época de sua produção, o Homem de Ferro e os Estúdios da Marvel eram commodities não comprovadas, e o plano da Marvel era usar os filmes para ganhar dinheiro com brinquedos, em vez de depender dos próprios filmes para gerar receitas maiores. Isso significa que o Homem de Ferro foi feito com um orçamento um tanto apertado para um filme de seu tamanho e escopo, e isso levou a certas decisões importantes que maximizariam a exposição do filme enquanto limitavam a quantidade de dinheiro gasta. Entre eles estava a decisão de fazer o primeiro ator no elenco do projeto Terrence Howard, que interpretou o melhor amigo de Tony Stark, o coronel James “Rhodey” Rhodes.
Howard estava voando alto, recém-chegado ao Oscar por seu trabalho em Hustle & Flow , e embora ele ainda não fosse um megastar, isso lhe deu prestígio. Se a Marvel pudesse alavancar esse prestígio colocando Howard em um papel coadjuvante, eles poderiam ter outro grande nome no pôster do filme e economizar algum dinheiro ao mesmo tempo. Então Howard se tornou o ator mais bem pago do filme, por um salário de US $ 3,5 milhões. Seu tempo na Marvel não durou, no entanto. Depois de exigir um aumento salarial para Homem de Ferro 2 , ele foi substituído por Don Cheadle, que continua a ser co-estrela do Universo Cinematográfico da Marvel oito anos após sua estreia.
4. ESTÁ EMBALADO COM OVOS DE EASTER.
Como todo filme do universo cinematográfico da Marvel, Homem de Ferro está cheio de ovos de Páscoa e referências divertidas à continuidade da Marvel em quadrinhos e além. Entre as referências do filme: O tema “Homem de Ferro” da série animada de TV Marvel Super Heroes de 1966 pode ser ouvido como o toque de Rhodey, a organização terrorista Ten Rings (encabeçada nos quadrinhos e depois em Homem de Ferro 3 do Mandarin) é o grupo que sequestra Tony no início do filme, um outdoor do filme apresenta o vilão da Marvel Comics Fin Fang Foom, e o logotipo da Roxxon Corporation da Marvel Comics pode ser visto em um prédio ao fundo. E, é claro, a lenda da Marvel Comics e co-criador do Homem de Ferro, Stan Lee, faz sua costumeira participação especial, desta vez como uma versão de Hugh Hefner.
5. A MARVEL NÃO TINHA CERTEZA DE QUE SEU LANÇAMENTO UNIVERSO COMPARTILHADO FUNCIONARIA.

A Marvel Studios teve muitos cineastas entrando em suas portas ao longo da última década de filmes, mas tem havido uma força constante que os fãs aprenderam a conhecer e amar: Kevin Feige, o produtor de todos os filmes, a quem há muito tempo é creditado como o arquiteto do Universo Cinematográfico Marvel. Feige é o cara que guiou o estúdio durante a longa e complexa jornada que os levou aos Vingadores e além, mas no começo nem mesmo ele tinha certeza se essas ambições elevadas poderiam ser atendidas. Na verdade, uma das razões pelas quais Nick Fury (Samuel L. Jackson) aparece apenas em uma cena teaser após os créditos (que desde então se tornou uma tradição da Marvel) é o desejo de Feige de minimizar as expectativas sobre o que pode ou não vir a seguir. “Colocamos no final dos créditos para não desviar a atenção do filme”, disse ele mais tarde à Vanity Fair . “As pessoas vão, 'O que Sam Jackson está fazendo neste filme de repente? O que está acontecendo?' Eu pensei que isso iria apenas começar a conversa potencial de fãs hardcore dizendo, 'Espere um minuto, isso poderia significar ...' Em vez disso, naquela segunda-feira, a Entertainment Weekly estava fazendo comentários sobre Nick Fury e quem ele era e o que isso significava. Isso explodiu muito mais rápido do que eu esperava. ”
Fontes adicionais:
The Big Picture: The Fight for the Future of Movies, de Ben Fritz (2018),MATTHEW JACKSON
Comments